CLUBES CEARENSES SE POSICIONAM CONTRA O RACISMO
- O Cotidiano
- 4 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
Por Lucas Marques

(Foto Reprodução)
Na manhã de segunda-feira, 1, Ceará e Fortaleza aderiram a corrente que relembra jogadores negros que vestiram a camisa dos clubes, citando a hashtag #VidasNegrasImportam, que ganhou voz e espaço depois da morte do americano George Floyd, que foi asfixiado por Derek Chauvin, policial de Minneapolis. Na publicação, Ceará e Fortaleza relembraram jogadores negros que marcaram história com suas respectivas camisas. O alvinegro de porangubuçu homenageou Tiquinho, Petróleo e João Marcos. O tricolor do Pici homenageou Pedro Brasílio, Lúcio Bala e Tinga.
O Ferroviário se posicionou através de uma publicação em seu Instagram, onde relembra suas raízes operárias e que foi o primeiro time do Estado a profissionalizar um jogador negro: o zagueiro Popó, que disputou 109 jogos oficiais com a camisa do Tubarão da Barra e conquistou 4 títulos.
Os movimentos iniciados nos Estados Unidos estão rompendo fronteiras do mundo todo. No Brasil, no último final de semana, manifestantes se reuniram em diversos estados do país para lutar contra o racismo e contra o fascismo.
Comments