CLUBES CEARENSES SE POSICIONAM NO DIA INTERNACIONAL CONTRA À HOMOFOBIA
- O Cotidiano
- 21 de mai. de 2020
- 1 min de leitura
Por Lucas Marques

(Foto Reprodução/Lance)
O dia 17 de maio é considerado o Dia Internacional contra à Homofobia, pois em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu desclassificar a homossexualidade como um distúrbio mental da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID).
Visando comemorar e abraçar esta causa, clubes do Brasil se posicionaram a fim de defender o direito do amor. Dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, 17 (dezessete) dos 20 (vinte) clubes se manifestaram e apenas três clubes não postaram nada: Atlético-GO, Athlético e Ceará. Com isso, ao fim do dia, diversos torcedores se manifestaram repudiando à tomada de decisão dos clubes em não se posicionarem, alegando que o não-posicionamento da voz ao preconceito dentro dos estádios.
No Estado, Atlético-CE, Ferroviário, Fortaleza e Floresta manifestaram respeito à causa. O Ceará, como já citado acima, optou por não se manifestar. Entretanto, o Alvinegro de Porangabuçu é o único clube do estado que detém uma torcida para LGBT. Nomeado de VozãoPride, a torcida publicou uma carta-aberta ao Ceará, manifestando o seu descontentamento com a atitude do clube.
O VozãoPride foi criado no final do ano passado, a fim de proteger os torcedores da comunidade LGBT, bem como se unirem para assistirem jogos no estádio e enfrentar o preconceito enraizado nos estádios.
Komentáře