top of page

OS NORDESTINOS QUE SE DESTACARAM NA SELEÇÃO BRASILEIRA NOS ÚLTIMOS TEMPOS

  • Foto do escritor: O Cotidiano
    O Cotidiano
  • 7 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

Por Matheus Santiago

ree

(Foto Divulgação)


Nomes marcantes e que com certeza fizeram história na seleção brasileira, os jogadores nordestinos dos diferentes estados da região contribuíram ao longo da história com diversas conquistas. Pernambucanos, paraibanos, alagoanos, baianos, maranhenses, sergipanos, potiguares, cearenses e piauienses juntos cravaram seu nome na história.


Os primeiros que tiveram a honra de vestir a camisa e serem campeões do mundo foram Vavá, Didi e Zagallo em 1958. Os alagoanos Zagallo e Dida, e o pernambucano Vavá foram bicampeões mundiais em 1962. Zagallo, foi técnico na conquista do Tri em 1970 e participou na comissão técnica em 1994 e 2002. Nos anos seguintes, podemos destacar o lateral esquerdo Júnior, paraibano e que vestiu a camisa canarinha durante 13 anos (1979-1992) e também participou do histórico time do Flamengo, junto com Zico. Mas quem o torcedor brasileiro não esquece no Tetra de 1994, é do baiano Bebeto, que junto com o Romário formaram uma das duplas mais famosas no mundo do Futebol. Bebeto, com faro de artilheiro participou com gols e jogadas e contribuiu muito para aquela conquista.


No penta em 2002, contávamos com cinco representantes, sendo a Bahia o estado da maioria deles. Só que um pernambucano, chamado Rivaldo, com sua habilidade com a perna esquerda e formando o ataque com o Ronaldinho e Ronaldo Gaúcho, também foi importantíssimo na conquista do nosso penta. Atualmente, os nomes mais famosos na nossa seleção são de Everton Cebolinha, cearense que se destaca no Grêmio e cobiçado por diversos times europeus. Roberto Firmino, alagoano que pouco jogou no Brasil e se destacou primeiro na Alemanha, e agora atua no Liverpool-ING e Daniel Alves, baiano que já conquistou vários títulos pela seleção e que está no São Paulo. Em entrevista para O Cotidiano, Kylson Lima falou que na sua visão, Cebolinha é o melhor nordestino na seleção brasileira. “O melhor nordestino atualmente na seleção é Everton Cebolinha, pois desempenha papel criativo e objetivos, com ofensividade nas jogadas rápidas de profundidade”.


Ele ainda opinou sobre o melhor jogador nordestino em toda a história da seleção, e montou a escalação dos melhores. Para Kylson, “Mirandinha merece o título, pois foi o primeiro cearense a vestir a camisa da seleção e se destacou por sua habilidade e velocidade dentro de campo.” No seu entendimento, a seleção dos melhores foi: Dida; Daniel Alves, Aldair, Júnior Baiano e Júnior; Vampeta, Juninho Pernambucano e Rivaldo; Edilson e Everton Cebolinha.

Comentários


©2020 por Jornalismo Mercado Informação. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page