A IMPORTÂNCIA DAS EMPRESAS JÚNIOR PARA OS UNIVERSITÁRIOS
- O Cotidiano

- 14 de mai. de 2020
- 3 min de leitura
Por Júlia Meira

(Foto Reprodução/Insight Jr)
É sempre difícil se encaixar no mundo acadêmico e profissionalizar o currículo universitário. Por isso, as empresas juniores possuem grande valor na formação dos alunos do ensino superior. Elas surgiram para contribuir com o enriquecimento experimental dos selecionados das universidades.
Conversamos com estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) que integram a equipe da empresa júnior de Design e Comunicação, Insight. Eles falaram ao O Cotidiano sobre como funciona o trabalho deles e como a empresa tem ajudado em suas formações universitárias.
“Todas funcionam ancoradas por suas federações estaduais e são regidas pelo órgão nacional da Brasil Júnior, entretanto cada EJ tem sua autonomia completa para trabalhar e funcionar como seus membros preferirem. Tudo isso é o MEJ (movimento empresa júnior) proporcionado para dezenas de milhares de jovens em todo o país”, disse Thiago Ruy, presidente e fundador da empresa.
“É um trabalho voluntário portanto não recebemos salário, propriamente dito porém nossos esforços são recompensados em forma de investimentos em nós, seja cursos para nos capacitarmos, equipamentos para execução dos projetos, eventos, etc”, explicou Hillary de Lima Feitosa, diretora de Gente e Gestão da Insight.
“Trabalhamos com equipes de vendas, projeto e de gestão, buscando dar uma vivência empresarial real para os alunos enquanto ainda dentro da universidade.”, conforme fala do Diretor de Marketing da empresa júnior, João Gabriel.
Perguntados sobre a importância do trabalho realizado pelas EJs e o impacto deste em suas vidas pessoais e profissionais, afirmou Carolina Ribeiro, trainee da empresa, que “qualquer tipo de empresa de comunicação tem a responsabilidade de transmitir principalmente a verdade, mas também a oportunidade de mudar e de inspirar, e qualquer pessoa que tenha essa oportunidade, de tocar a vida de alguém de alguma forma, tem uma importância é uma responsabilidade incrível”
“O mercado júnior é e sempre foi uma alavanca para jovens em formação, mas hoje, muito além disso, é uma esperança para a economia nacional. Enquanto o país inteiro enfrenta dificuldades o meio júnior já se reinventou e continua movimentando milhões de reais da nossa economia e assumiu uma responsabilidade social de capacitar outros mercados”, disse Thiago.
“Nem tudo que é vivido por um profissional é ensinado em aula, e nem tem como ser. As EJs buscam ensinar esse extra que a vida ensinaria, com um espaço onde se pode errar, onde se pode tentar”, afirmou João Gabriel.
“Além da chance de colocar em prática tudo que me é ensinado na faculdade, o que ainda me será ensinado em futuros semestres e também aquilo que só a atuação real no mercado ensina. Não só me deu mais confiança mas me ensinou a valorizar o trabalho que faço”, conforme Hillary.
“Foi com a comunicação que todos os grandes nomes da História da humanidade se destacaram. Martin Luther King, Mahatma Gandhi, Rosa Parks, Madam C. J. Walker, esses são apenas alguns nomes de pessoas que fizeram história transformando suas realidades e as de pessoas ao seu redor, todos eram chamados de loucos por quererem algo tão grande, mas eles não eram loucos, eram visionários. É isso que nós somos, o que a Insight é e quer formar: visionários”, explicou Thiago sobre o papel da Insight como empresa de comunicação.
Também os questionamos acerca do trabalho da empresa em meio à pandemia. Segundo João Gabriel, “O trabalho durante a pandemia não tem sido fácil, mas pelo tipo de serviço que ofertamos, felizmente ele pode ser feito virtualmente. A rotina ajuda a manter a cabeça no lugar e a ter o que fazer sempre”
“Intenso. Nós não paramos de forma alguma, na verdade, fomos além e tivemos um desempenho incrível”, disse Hillary. A empresa tem feito consultorias gratuitas para empreendedores com dificuldades.
“Na minha visão é como se todo mundo estivesse mais unido ainda, e com mais garra pra entregar nosso trabalho com excelência”, concluiu Carolina.




Comentários