ABERTURA DO COMERCIO EM FORTALEZA E PROTOCOLOS A SEREM SEGUIDOS
- O Cotidiano
- 4 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Por Érica Prado

(Foto Divulgação)
Aos poucos a cidade de Fortaleza tenta retomar suas atividades e abertura de seus setores do comércio. São previstas quatro fases para que o fim da quarentena dê certo, e não seja necessária a retomada do isolamento social. Serão distribuídas normas específicas para cada tipo de setores, como, indústrias, comércio, alimentos, construção civil e esporte e lazer.
A primeira fase é feita com a abertura de salões, manicures e barbearias, a retomada foi feita nesta segunda - feira, 1 de junho. Porém só é permitida apenas 30% dos funcionários. Os protocolos a serem seguidos são:
Orientar os clientes, se possível, não levarem acompanhantes ou animais de estimação.
Atendimentos feitos através de agendamento para que não haja filas ou aglomerações no local.
Atividades de massagem, limpeza de pele, maquiagem e barbearia e outros procedimentos que necessitem interromper o uso de EPI (como máscara, por exemplo) por todo o período de atendimento estão proibidas.
Distribuir álcool em gel 70% em todos os setores, todas as bancadas de atendimento, recepção, banheiros, copas e afins;
A segunda fase é caracterizada pela abertura de shoppings, com início nessa segunda- feira, 8 de junho. O retorno será feito com horário reduzido, das 12h às 20h, e 40% da mão de obra reduzida. Veja os protocolos.
É obrigatório que todos os trabalhadores e clientes façam uso de proteção facial (máscara de tecido, preferencialmente, ou descartável), exceto para serviços que exijam EPIs específicos segundo protocolos de boas práticas.
Os pagamentos deverão, preferencialmente, ser realizados por métodos eletrônicos (aplicativos, cartão etc.), desde que obedecida à distância entre entregador/funcionário do caixa e clientes, evitando o contato direto
Limpar e desinfetar todo o estabelecimento deve ser cuidadosamente limpo antes da reabertura, mesmo que tenham sido limpas antes do fechamento.
Na terceira fase acontece a abertura de restaurante, no dia 22 de junho. Com o horário reduzidos, das 09h às 16h, e com apenas 40% do números de funcionários. Veja os protocolos.
Vedar a realização de eventos, celebrações e música ao vivo..
Em caso de filas, obedecer as medidas de prevenção quanto ao distanciamento mínimo
Ambiente da cozinha e salão deverão ser bem ventilados, dando preferência à ventilação natural. Havendo o uso de sistema de ar-condicionado, estes deverão obrigatoriamente ter os filtros limpos diariamente, bem como o menor espaçamento em suas datas de manutenção.
Garantir que seja realizada higienização de todos os produtos recebidos de fornecedores bem como os locais onde serão acondicionados.
As igrejas e celebrações religiosas serão o último setor a ser aberto, se dando início no dia 22 de junho e indo até 5 de julho, mas só poderá receber apenas 20% da capacidade permitida. Veja os protocolos.
Manter os ambientes arejados por ventilação natural (portas e janelas abertas) sempre que possível, se for necessário usar sistema climatizado manter limpos os componentes do sistema de climatização (bandejas, serpentinas, umidificadores, ventiladores e dutos) de forma a evitar a difusão ou multiplicação de agentes nocivos à saúde humana e manter a qualidade interna do ar. Os filtros dos sistemas de climatização (splits, ar condicionados de bandeja, etc) deverão, obrigatoriamente, ser limpos diariamente.
Realizar abertura em horários específicos, para que o tráfego de funcionários e clientes e profissionais não coincida com o pico de movimento do transporte público.
Comments