top of page

Em meio a pandemia, Facebook anuncia medidas contra Fake News

  • Foto do escritor: O Cotidiano
    O Cotidiano
  • 21 de abr. de 2020
  • 1 min de leitura

Atualizado: 30 de abr. de 2020

Por Rebecca Barbosa


O Facebook anunciou, nessa última quinta-feira (16), medidas contra fakes news. Nos últimos meses ocorreu uma alta disseminação dessas notícias falsas sobre o coronavírus na página, como a circulação do boato que um possível medicamento seria eficaz no controle do vírus, o Nitazoxanida (annita), o que não foi confirmado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ou nenhum outro especialista na área, o remédio já saiu de circulação nas farmácias brasileiras devido aos boatos.


Tentando evitar que tais informações sejam compartilhadas com maior frequência, Mark Zuckerberg publicou e explicou na sua própria página no Facebook um texto sobre uma nova atualização da página que vai utilizar de medidas contra essa desinformação no feed.


O novo meio contra o compartilhamento dessas notícias falsas estará presente na nova atualização da rede social. O método conta com alertas a usuários que curtirem fake news compartilhadas na página, essas pessoas serão redirecionadas a uma página da OMS onde contém todas as informações reais sobre o vírus e todas as atualizações dos acontecimentos mundiais ligadas a essa pandemia.


Tal disseminação ocorre pela repercussão que o novo vírus apresentou, por se tratar de uma crise mundial, por isso, devido ao mercado das fake news lucrar por cada clique e compartilhamento, essas notícias falsas sobre a Covid-19 vêm sido cadê vez mais comuns, assim, a medida tomada pelo Facebook pode ajudar no cumprimento de regras necessárias na situação atual e também aos jornalistas, nos quais se certificam que as informações disseminadas tenha total veracidade.


(Foto divulgação)




Comments


©2020 por Jornalismo Mercado Informação. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page