ISOLAMENTO SOCIAL GERA AUMENTO NAS CONTAS MENSAIS
- O Cotidiano
- 30 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Por: Rebecca Barbosa

(Foto Divulgação)
Cidadãos perceberam alta no valor mensal de contas básicas, como as de energia, luz e supermercado, no Ceará desde o começo da pandemia do coronavírus e especialistas confirmam: O consumo junto aos preços de alimentos aumentou.
Devido a sua forma de contágio, a Covid-19 nos obriga a permanecer em casa durante esse período de pandemia, por isso a maioria da população ativa, que antes passava o dia no trabalho, notou uma diferença considerável no valor das contas no fim do mês, com muito mais tempo em casa junto à família, foi notório o aumento do consumo de alimentos, sejam por pedidos de deliverys ou direto do supermercado.
A Assistente Social Flávia Barbosa nos contou que consome muito mais vezes por aplicativos de comida durante a quarentena comparada a antes dela, perguntamos o porquê e ela afirmou: “Nós ficamos sem o que fazer. Aos sábados, o lazer da família é pedir comida de um restaurante diferente”.
Sobre a alta nos supermercados, ela afirmou que notou uma diferença nas compras do mês, mas que não sabe ao certo se o aumento nos preços contribuiu mais que o aumento do consumo na família, pois com mais tempo em casa, todos estão fazendo todas as refeições e isso gera uma necessidade de compra de mais produtos.
Falamos com um especialista, o ex Vice-Presidente do Conselho Regional de Economia (CORECON) e também professor da área, Ricardo Eleutério, que afirmou que as altas nos preços dos alimentos foram significativas devido ao aumento da demanda de produtos essenciais. E isso ocorre apesar da diminuição dos índices de inflação, medidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que está associada à recessão a partir da pandemia, resultado da desaceleração da economia nacional.
Em relação a outras contas básicas como energia, gás e luz, o aumento presente foi exclusivamente devido ao maior consumo, visto que o isolamento social trouxe uma alta demanda do uso desses recursos. O economista também afirmou que o governo tentou regular o valor dessas tarifas com alguns projetos de lei, como a isenção da tarifa de energia para a população de baixa renda.
Commenti